May 22, 2017

Sol na areia: uma odisseia de troca de talentos

Por Ashley Sun
Photo at beach

Como uma empresa com mais de 20 escritórios espalhados por todo o mundo, Perkins e Will pode parecer como um lugar muito grande para um designer emergente. Recentemente, começou a experimentar com um programa de intercâmbio de talentos, incentivando as pessoas de um escritório para trabalhar em outro Perkins e Will local. Para a nossa primeira bolsa de talentos, a paisagista Ashley Sun gravou a sua experiência do que era como ir do nosso escritório de São Francisco a um 13, 000km de distância.

DIA 1 – CAMINHADA DE TESTE NO VERÃO

Lá estava eu, uma pessoa saudável com jet lag, incapaz de andar mais de oito minutos sem uma pausa. Era 112 graus, bem passado escuro, e extremamente úmido. Eu comprei um refrigerante gelado gigante só para sentir algo frio em minhas mãos. Segurando minha bebida, eu continuei descendo a calçada vazia da Marina de Dubai. Nos próximos dois meses, esta ia ser a minha casa.

Eu tenho trabalhado no escritório de San Francisco de Perkins e Will desde 2015. Um dia, aprendi que o escritório de Dubai precisava de um arquiteto paisagístico para uma série de projetos. Alistando-me no programa de intercâmbio de talentos demorou cerca de quatro semanas. Entrei em contato com alguns colegas, preenchi alguns papéis, e sentei em um vôo de 16 horas. Agora, imediatamente depois de deixar a minha bagagem no Hotel, eu queria experimentar a caminhada até o escritório antes de começar o trabalho no dia seguinte. Por Google Maps, levaria 23 minutos. Acabou por tomar 45.

Na manhã seguinte, eu pulei em um táxi sem hesitação. Eu esperava uma caminhada de “23 minutos” para se tornar uma viagem de 5 minutos pela estrada e direto para o escritório. Mas o táxi foi na outra direção e entrou na rodovia. Foi a minha primeira oportunidade de ver esta cidade jovem e glamourosa de perto por dia, com torres de arranha-céus como pano de fundo, e futurista, linhas de Metro elevado em primeiro plano. Cerca de 13 minutos depois, cheguei.

Depois de um rápido olhar para a torre comercial de 28 andares com o seu detalhe arabesco contemporâneo, eu corri para dentro para evitar o calor, e levou o elevador para Perkins e Will ‘ s 10º andar escritório. Fiquei aliviado ao ver um interior parecido com o que eu conheço em São Francisco. Mas ao contrário de San Francisco, todos estavam bem vestidos, e a maioria falava inglês britânico, o que me lembrou mais do meu tempo trabalhando em Madri do que em qualquer outro lugar. De repente eu fiquei animado para mergulhar em uma nova dinâmica de escritório e cultura. Comecei a tirar fotos do espaço de trabalho e meus novos officemates — havia quase 100! Logo meus colegas me mostraram o trabalho que eu tinha sido designado. A maioria dos projetos eram locais (nos Emirados Árabes Unidos e nos países vizinhos) e em hospitalidade de alta-final. Muito diferente de São Francisco. Eu poderia dizer que isso ia ser muito divertido e intenso.

DIA 4 – APANHE O METRO PARA O DUBAI MALL

Foi um sábado — meu primeiro fim de semana em Dubai. Agora que eu tinha recuperado do meu jet lag, eu queria explorar a Torre Burj Khalifa e do Dubai Mall.

Por uma variedade de razões-clima, o mercado de desenvolvimento, economia-o streetscape de Dubai tornou-se em uma maneira que não priorize pedestres. A maioria dos streetscapes foram projetados para perspectivas de um carro, a partir de um salão em um arranha-céus, ou talvez até mesmo de helicópteros. No entanto, como um pedestre, você se sente muito ignorado. Isto não significa que as ruas e as praças Pedestrian-amigáveis estão ausentes. Estão escondidos dentro dos shoppings! Detectei uma tipologia em Dubai: um edifício de arranha-céus emparelhado com um shopping center, como o Burj Khalifa e o Dubai Mall. Cada shopping que eu visitei sentiu mais como uma pequena cidade do que como um grande edifício. Ele uniu cinemas, restaurantes, até mesmo parques de diversões visíveis a partir do interior do shopping-eu passei por uma estância de esqui, por exemplo. Várias áreas abobadadas dentro do Dubai Mall funcionaram como praças urbanas, hospedando mercados pop-up, caminhões de alimentos e performances. Comecei a sonhar com a realização de um evento em execução — um 10K, ou uma meia-maratona — dentro desses enormes espaços com ar condicionado. Enfim, viagem de shopping realizado, eu estava agora exaustivamente exausto, e ainda havia uma meia milha para andar antes da estação de metro de volta para o Hotel.

Essas experiências do mundo real acabou por ser muito útil para entrar na mentalidade de trabalho do projeto do Oriente Médio, com a sua ênfase em amenidades, integração de varejo, e gestão de circulação pedestre e veicular.

Descobri que, apesar do status da cidade como um campus para “starchitects” exercer suas vozes únicas, havia uma consistência intrigante de escala e efeito. Ao contrário de um país com séculos de história construída para desenhar, o ambiente construído de Dubai tem apenas algumas décadas de história servindo como precedente. Edifícios virar facilmente datado através da extravagância de seus materiais, geometria, e até mesmo a sua massa, mas eles não são menos impressionantes. Pegue o Burj Khalifa, por exemplo, ele quer mostrar que o Dubai é ambicioso, próspero e cheio de habilidade técnica. E tem sucesso!

DIA 10 – PERSEGUINDO CAMELOS

Desde a primeira vez que cheguei, esperava ver camelos. E por mais de uma semana, não vi camelos. Mas depois havia dois, andando lentamente ao longo do Jumeirah Beach Residence (JBR), em frente ao escritório Perkins e Will. Não pude deixar de correr em direção a eles. Eles tecnicamente não eram camelos de roaming, mas pertenciam a um guia turístico vestido com roupas tradicionais árabes que cobravam turistas para montá-los.

Após a distração do camelo, voltei ao meu plano original: pegando meu carro alugado para sobreviver nas próximas semanas. Eu, então, check-out a praia em JBR, um pedestre-friendly, zona comercial ao ar livre. Assim como com o Dubai Mall, uma vez que os moradores estão acostumados a áreas comerciais deste tamanho (e este é enorme), tudo o resto parece pequeno por comparação. Eu vi pavers brincadeira modelado e construindo elevações que recordou mosaicos, e todos tão lindamente instalado. Minha experiência de troca estava crescendo em mim. Descobri que integrou o prazer familiar da prática de design com a novidade de uma visita local muito longa. Eu também poderia dizer-lhe que eu me tornaria um designer mais pensativo e inclusivo por causa disso. Por exemplo, tive a oportunidade de trabalhar em vários projetos do Oriente Médio no escritório de São Francisco. Agora que eu visitei o Oriente Médio, é muito mais fácil adotar um ponto de vista do usuário do Oriente Médio.

DIA 18-IN PRT NA CIDADE DE MASDAR

Depois de uma viagem de duas horas de Dubai para Abu Dhabi, eu decidi fazer uma pausa dos carros e tentar algo novo (bem, novo para mim): Personal Rapid Transit. PRT é um sistema de autocondução podcars seguindo rotas pré-determinadas em Masdar City, uma comunidade planejada em Abu Dhabi desenhado por Foster + Partners.

O plano mestre original de Masdar City imaginou uma cidade funcionando em sua própria grade com total neutralidade de carbono. No entanto, o desenvolvimento foi mais tarde viciado no sistema público, e por 2016 seus gerentes determinou que a cidade nunca chegaria a zero de carbono líquido. Mesmo assim, sua intenção autossuficiente é óbvia. Partes dele parecem funcionar bem o suficiente, usando energia solar e outras fontes renováveis.

Os desenhadores urbanos ocidentais falam frequentemente das ruas como “quartos urbanos,” onde a proporção de altura do edifício e largura da rua são aproximadamente iguais. Na cidade de Masdar, no entanto, as proporções eram totalmente irregulares: edifícios altos são separados por becos estreitos. Os arquitetos usam essas proporções intencionalmente para sombrear as vielas e esfriar o espaço. Além de trazer-me um pouco de sombra, o efeito foi extremamente evocativo da história, especialmente onde os padrões tradicionais lúdicos adornam fachadas de concreto. Foi como combinar o contemporâneo e o histórico em um momento.

DIA 39 – ESTACIONAMENTO PERTO DO ANTIGO SOUK

Com menos de uma dúzia de dias antes do final da minha estadia em Dubai, eu cresci ansioso para experimentar outra parte da cidade: Deira, a “cidade velha” de Dubai. “Velho” é relativo em Dubai: a parte mais nova começou seu crescimento em 2003, contudo a cidade velha foi estabelecida na maior parte nos 1970s. Muitos amigos do escritório disseram-me que visitar o Souk velho, uma fileira das lojas na cidade velha, era uma experiência obrigatória, junto com negociar com seus vendedores.

Claro que eu tinha que dirigir lá, e acabou estacionando em um shopping center a 15 minutos de distância, então minha chegada não foi muito a experiência de pedestres que eu tinha imaginado. Ainda assim, foi incrível para as cores intensas de tecido, cheiros de especiarias árabes, e os vendedores energéticos. Todos os elementos sutis criaram uma atmosfera muito acolhedora, cheia de vida e energia.

Assim como com a minha visita à grande mesquita Sheikh Zayed, o Souk se recusou a seguir qualquer uma das minhas expectativas de tradição árabe local. Apesar de Deira estar a apenas 20 minutos de carro do Dubai Mall, pude ver uma diferença significativa entre as pessoas que viviam em Deira versus aquelas com quem interagi na cidade maior: as coisas se sentiram muito mais tradicionais. Deira sentiu-se como um verdadeiro recorde da história local, embora agora se sentiu como uma ilha separada. Tendo experimentado mudanças rápidas em meu país de origem (China) como eu cresci acima, eu comecei a pensar sobre como os locals perceberam sua cidade sobre a década passada da mudança. Muito ao contrário do turista típico no Old Souk à procura de açafrão-uma importante importação para o Dubai-eu barganha com um fornecedor do Paquistão sobre duas luzes de mosaico de vidro colorido da Turquia.

DIA 50 – FINALMENTE WALKABLE

Foi a minha última noite em Dubai, e um grupo de amigos do escritório estavam me enviando fora com um Happy Hour em um centro de vida noturna conhecido como Pier 7, que se sentiu tão lotado, barulhento e chique como qualquer lugar que eu visitei na Marina de Dubai. Era uma atmosfera que eu sabia que eu perderia. (Eu tinha sido brevemente tentado a ficar quando ouvi dizer que os apartamentos são muito mais baratos para alugar lá do que em San Francisco-quase 70 menos!)

Desde que chegaram a Dubai, alguns dos meus colegas de trabalho tornaram-se mais do que apenas colegas de trabalho — não só me mostraram a cidade, como me apresentaram aos seus amigos. Agora, voltando para San Francisco parece uma excitante re-entrada. Espero encontrar uma perspectiva diferente sobre o fluxo de trabalho, o caráter do projeto, a dinâmica social e detalhes técnicos. Como designer, viajar para uma cultura de design diferente é sempre inspirador, ea oportunidade de dobrar viagens em minha experiência profissional foi um verdadeiro luxo. Ah, e o tempo cooperou: depois de muitas semanas de luta pelo calor, eu finalmente experimentei um passeio agradável e confortável.

DIA 60 – BACK IN SAN FRANCISCO

Estou sentado no escritório de São Francisco, olhando pelas janelas do cais 28 e do East Bay além. Passaram quatro meses desde que saí de Dubai. As luzes de vidro que eu comprei no Souk estão de volta em casa no meu stand de cama, onde eles parecem bastante impressionante.

Uma ferramenta específica que eu trouxe de volta foi a modelagem 3D e software de renderização, Lumion, que eu aprendi em Dubai. Trabalhei com algumas equipes de projeto para obtê-lo instalado aqui, e estamos prontos para usá-lo em propostas e estudos de design que exigem uma perspectiva fotorrealista em muito menos tempo do que o nosso fluxo de trabalho padrão. Ainda estou ajudando a equipe do Dubai Cities + sites em alguns projetos ocasionalmente.

Existem dezenas de diferenças entre o Dubai ea área da baía, mas os meus favoritos são estes dois: é mais fácil aqui para sair para uma caminhada confortável ao redor do bairro no final de um longo dia. E em Dubai, alguns dos mais fascinantes arquitetura do mundo é apenas fora.